top of page
Buscar

Autossabotagem

  • 26 de ago. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 3 de out. de 2022






Vamos entender na pratica como esses movimentos funcionam.


Geralmente o auto sabotador não consegue se enxergar nesse “sintoma”, ele sempre acha que é o outro que o bloqueia ou te impede de algo, jamais terá um olhar que é ele mesmo que interfere negativamente na sua própria vida.


Sabe aquela dieta que você iniciou, e que está dando resultado, mais você se deparou com uma fatia deliciosa de torta de chocolate, e não conseguiu resistir? Colocando todos os dias de comprometimento com o seu objetivo “ escorrendo pelo ralo”, e quando você planeja algo grande em sua vida, sonha, cria maneiras de aquilo acontecer envolve pessoas nesse planejamento, e todos te ajudam nessa meta, porém quando está próximo de acontecer, você de maneira inconsciente faz algum movimento autodestrutivo que impede de concretizar o planejado. E nos relacionamentos? Também acontece da mesma forma, quando tudo está indo muito bem o mecanismo inconsciente liga o alerta “preciso terminar” e o intrigante que esses términos acontecem sempre quando as relações estão sem crise nenhuma, os sabotadores alegam a perda de interesse, talvez seja porque a relação estava entrando na fase de amadurecimento, e para eles amadurecer é dado como uma coisa tediosa e chata, ou temem se magoar com o novo que estar por vir. Ou então buscam relacionamentos com pessoas muito maternais que acabam executando ou tomando para si os compromissos, e resoluções de problemas do outro, tornando uma relação de dependência emocional e abusiva, e aparentando uma relação de pai e filho, buscando nessa relação alguém que assuma a vida “adulta” por eles.


O auto sabotador também se apresenta na forma daquele amigo, da juventude de 20 anos de idade, sempre muito alegre e divertido e você reencontra com 50 anos, ele faz as mesmas brincadeiras as mesmas piadas, parece que parou no tempo, não que seja obrigatório um progresso em todas as áreas da vida, mais é notório que é necessário um amadurecimento, e amadurecer denota ter uma postura perante a vida.


Um traço muito conhecido no auto sabotagem é a Procrastinação. O ato de procrastinar que muitas vezes achamos que é uma inocente preguiça, pode denotar alguma questão por trás .Pode ser medo de falhar ,cometer erros, medo de assumir as responsabilidades, medo de correr riscos , assumir tarefas que na vida “Adulta” não terá pra onde correr, pois ninguém irá fazer por você, pagar contas, ir a um compromisso profissional continuar a sua dieta, o auto sabotador vai procrastinando tudo na ilusão de que alguém faça, pois estar na zona de conforto é um lugar muito seguro.


Todos esses escapismos acontecem porque o auto sabotador tem uma idade “psíquica” ou emocional incompatível a sua idade real, é como se estivesse estagnado nas idades emocionais da infância e adolescência, e possuem uma dificuldade acentuada de aceitar a entrada na vida adulta, são na maioria das vezes inseguros, para enfrentamento de suas emoções, frustrações, não querem a tão sonhada liberdade, independência, pois é sabido que tudo é alcançado com muito trabalho e comprometimento, e essas pessoas como tem mecanismos emocionais “infantis” tendem a fugir dessas responsabilidades , pois o crescimento da trabalho, e os sabotadores sempre darão uma desculpa as vezes sem muita justificativa para evitar a evolução e crescimento largando tudo no meio do caminho por medo de crescer, assim como Peter Pan personagens da Disney.


Como podemos nos libertar do auto sabotagem?


Na terapia geralmente é pinçado do inconsciente as causas que levam a auto sabotagem, ajudando o auto sabotador a entrar no amadurecimento, assumir sem medo a vida adulta, e ajuda-lo a sair da zona de conforto da infância e adolescência, que é o período que estamos tutelados, e com o manejo terapêutico podemos nos fortalecer, perdendo esse medo de crescer, e assumir as rédeas da vida.














 
 
 

Comments


©2019 by Vidaeterapia. Proudly created with Wix.com

bottom of page