top of page
Buscar

Qual a diferença entre psicanálise e psicologia?

  • 19 de out. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de out. de 2022

A psicanálise surgiu em meados de 1880, seu fundador foi Médico Sigmund Freud. A originalidade do conceito de inconsciente introduzido por Freud, se deu devido a proposição de uma realidade psíquica, característica dos processos inconscientes.

O manejo psicanalítico é feito pela associação livre de ideias, (fala), através de interpretações.


Consiste em um procedimento de investigação dos processos mentais, é como se o psicanalista pinçasse fragmentos que o indivíduo deixa escapar de forma inconsciente através dos chamados “atos falhos” (sintomas) como, lapsos de memória, indivíduo troca os nomes em um discurso, chistes (as piadas inocentes com fundo de verdade), esquecimento de objetos, podem se apresentar em atitudes físicas como tropeçar, esbarrar em algum objeto, e através dos sonhos. Todos esses mecanismos são conteúdos inconscientes que são analisados em um setting, são os nomeados por Freud de desejos inconscientes reprimidos que acabam “escapando” através dos atos falhos citados acima.


É importante salientar a essência da psicanalise, que se preocupa em buscar a raiz, que faz brotar o sintoma, que se não for trazido para o consciente, tende a se repetir.


A psicanalise é comumente procurada também, como uma ferramenta de autoconhecimento auxiliando a vida do indivíduo em suas relações, no trabalho, família etc. É um método baseado na investigação para o tratamento das neuroses.


A Psicologia ela é uma antiga disciplina filosófica, em 1932 no laboratório de psicologia de Leipzig na Alemanha é que ela se torna um campo prático e cientifico do estudo do funcionamento mental, do funcionamento psicológico, e comportamental com intuito de minimizar o sofrimento humano.


Ela é uma graduação, ou seja, uma formação superior que apresenta como todas as graduações diversos campos de conhecimento da área especifica, um psicólogo vai estudar, o que se tem estudado sobre o funcionamento humano no decorrer desse século, ele vai estudar várias disciplinas, de como o funcionamento psíquico foi abordado no decorrer desse tempo que a gente estuda o funcionamento psíquico humano.


O que é interessante na psicologia, é que ela te oferece um campo de atuação bastante amplo, o psicólogo pode atuar na escola, pode atuar no hospital, é muito comum um psicólogo atuar na área organizacional de empresas, existem muitos profissionais da psicologia, que quando saem da faculdade optam por atuar em empresas, e também pode atuar na clínica, é um dos campos possíveis do psicólogo.


A formação de Psicologia pode ser de 4 a 5 anos, o psicólogo ele pode fazer o psicodiagnóstico, aplicar testes, e muitas vezes ele vai atuar em conjunto com o psiquiatra, se a demanda do paciente for medicamentosa.


A Psicologia e Psicanalise, são disciplinas diferentes, servem a propósitos diferentes, embora tenham alguns pontos comuns, embora em alguns momentos nós possamos pensar a psicanálise como sendo uma especialização da psicologia, porém uma não depende da outra, elas funcionam de forma totalmente autônoma, elas oferecem realidades de práticas muito diferentes, mais que na essência atuam com único intuito em comum, que é ajudar na saúde mental do indivíduo.






 
 
 

Comments


©2019 by Vidaeterapia. Proudly created with Wix.com

bottom of page